Famosos
Famoso ator morre aos 53 anos de grave doença e família faz pedido: ‘Com o coração pesado’
O mundo do cinema está de luto. Morreu, aos 53 anos, o ator Eric Dane, vítima de complicações oriundas de um quadro de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A informação foi confirmada por familiares em entrevista à revista People. Dane lutava contra a doença desde abril do ano passado, quando recebeu o diagnóstico, após sintomas iniciais.
Eric Dane marcou época interpretando o cirurgião Mark Sloan, no renomado seriado Grey’s Anatomy, sucesso desde o início dos anos 2000. Recentemente, o ator conquistou uma nova geração com o papel de Cal Jacobs, em Euphoria, série da HBO.
Família faz pedido
De acordo com a nota divulgada pela família, Eric Dane passou os últimos dias de vida estando acompanhado da esposa, Rebecca Gayheart, além das duas filhas e amigos mais próximos. Os familiares pediram que a privacidade e a dor do luto sejam respeitadas neste momento.
“Com o coração pesado, compartilhamos que Eric faleceu após uma batalha corajosa contra a ELA”, disseram os familiares em um dos trechos do texto.
Vida como ator
Eric Dane nasceu em San Francisco, em 1972, e iniciou a trajetória como ator quase de forma acidental. Depois de atuar como jogador de polo aquático durante o ensino médio, ele acabou se encantando pelos palcos após uma participação na montagem de uma peça na escola. Na sequência, ele se mudou para Los Angeles, e passou a galgar passos dentro da sétima arte.

Reprodução – Divulgação
Luta contra a doença
No primeiro semestre de 2025, Eric Dane chocou o público ao revelar o diagnóstico positivo para ELA, doença neurodegenerativa que afeta várias regiões do corpo. Mesmo às dificuldades, o ator disse que pretendia se manter trabalhando em meio ao tratamento, contudo, o quadro avançou de forma significativa, comprometendo a fala e movimentos do artista.
Nas redes sociais, Dane passou a fazer aparições para campanhas de conscientização e de arrecadação em prol de estudos que visam a busca pela cura da ELA.