Saúde
5 dicas para combater a febre mesmo sem medicamentos

Foi pego de surpresa e não tem remédio em casa? Conheça essas dicas.
O corpo humano regula sua própria temperatura para que os órgãos internos estejam expostos a uma temperatura de 37℃. A febre é uma reação do corpo a uma infecção que eleva a temperatura do corpo.
Quando a temperatura do corpo se eleva é importante ter cuidado. Expor os órgãos a temperaturas elevadas pode comprometer o organismo e, em casos extremos, levar a morte. Por isso, a febre deve ser sempre controlada.
Hoje existem opções de medicamentos para o controle da temperatura do corpo, são os chamados antitérmicos, que costumam ter bons resultados. No entanto, você também pode tomar algumas medidas para controlar a febre sem recorrer aos medicamentos.
1. Compressas frias: se você deseja controlar a febre, as compressas frias são uma boa alternativa. Use bolsa térmica ou pano, como uma toalha, embebido de água fria. Depois, repouse sobre o corpo. Se a febre esta acompanhada de frio intenso, evite o método.
2. Alimentação leve: se você esta combatendo a febre, procure fazer refeições leves e de fácil digestão. A febre leva o corpo a gastar mais energia para realizar as atividades, então você vai gastar energia em excesso se optar por alimentação pesada.
3. Procure fazer repouso: como dito acima, a febre eleva o consumo de energia para a realização de atividades. Portanto, repousar significa dar ao corpo a chance de se recuperar.
4. Tomar banho ajuda, mas cuidado: tomar banho ajuda na regulação da temperatura do corpo, mas evite a água gelada. O ideal é tomar banho morno, levemente frio. Evite a água gelada.
5. Beba bastante água: para combater a febre, manter o corpo hidratado é uma dica de ouro. Fique atento: sucos e chás podem ajudar, mas você deve dar prioridade ao bom copo d’água.
Lembre-se: essas dicas são complementares no combate a febre, mas não devem ser seguidas a despeito do atendimento médico. Se você tem tido febre, procure o pronto-socorro para investigar as causas.
