Saúde
6 dicas de alimentação para o período menstrual que podem te ajudar a reduzir sintomas

Período menstrual pode ser difícil para muitas mulheres.
O período menstrual é algo pelo que toda mulher acaba tendo que passar pelo menos uma vez na vida. Muitas mulheres escolhem fazer acompanhamentos médicos para não menstruar, mas inevitavelmente você vai experimentar essa sensação em algum momento.
Para muitas mulheres, esse período do mês é sinônimo de dor e desconforto. O que nem sempre é dito é que esse não precisa ser necessariamente o caso. O período menstrual não precisa ser tão sofrido como acaba sendo para muitas mulheres.
Uma das dicas que valem a pena diz respeito a alimentação. Qualquer profissional da saúde vai concordar que uma alimentação adequada pode contribuir para a redução dos sintomas do período menstrual.
Quem concorda com isso, por exemplo, é a ginecologista e obstetra Patrícia Ramos Varanda. “O que você come tem um impacto direto no seu ciclo menstrual. Ou seja, cuidar da alimentação nesse período não é frescura, é cuidado com o corpo e com o bem-estar”, explica.
Consultada pelo Metrópoles, a médica apontou alguns alimentos que devem ser evitados durante o período menstrual:
- sal em excesso
- açúcar refinado
- cafeína
- álcool
- Carboidratos simples
- comidas gordurosas ou muito picantes
“Esses alimentos influenciam os níveis hormonais, a produção de substâncias inflamatórias e o equilíbrio de líquidos no corpo (…) Tudo isso somado faz com que o período menstrual fique mais desconfortável“, explica a médica
Outra dica de ouro é se manter hidratada e dormir bem. Parecem dicas simples, mas a ingestão de líquidos e o cuidado com o sono são fundamentais para dar ao corpo as condições necessárias para enfrentar o período menstrual, que causa alterações no corpo.
Por fim, é importante ter em mente que é normal sentir dor na menstruação, mas não em excesso. Se você enfrenta sintomas incapacitantes durante o período menstrual, vale a pena procurar atendimento médico e conversar sobre isso.
