Aconteceu nesta segunda-feira (18/12) a posse de Paulo Gonet como Procurador-Geral da República. Participaram da cerimônia alguns nomes ilustres do mundo político brasileiro, incluindo o próprio Presidente Lula.
Como atribuição da função, o presidente foi responsável por indicar o nome para o cargo. Gonet passou pela Sabatina e teve o nome aprovado pelo Congresso, ocupando hoje efetivamente o cargo mais alto do Ministério Publico.
Durante a cerimônia, o presidente Lula falou ao público e também se dirigiu ao próprio Gonet. Lula fez questão de ressaltar a importância do cargo, mas também alertou sobre a responsabilidade.
“A única coisa que eu peço a você (…) é que você só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de quaisquer outros interesses. Trabalhe com aquilo que o povo espera do MP. As acusações levianas não fortalecem a democracia, não fortalecem as instituições”, declarou Lula.
O presidente também destacou a importância do Ministério Público não apenas em processar ou denunciar suspeitos, mas também garantir que as investigações e o processo esteja em busca da verdade.
Lula também falou sobre a maneira como o massacre público funciona e exortou para que o Ministério Público não participe das condenações morais dos suspeitos antes mesmo da decisão da própria Justiça.
O presidente destacou a importância de se respeitar o processo legal porque o massacre público da imagem de uma pessoa pode ser incontornável, já que mesmo “quando as pessoas são provadas inocentes, essas pessoas não são reconhecidas publicamente”.