Famosos
Ana Paula Minerato não escapa, e agora está em uma situação complicada pelas coisas que disse sobre Ananda

A modelo e influenciadora Ana Paula Minerato foi formalmente indiciada pela Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) da Polícia Civil do Rio de Janeiro em razão de comentários considerados racistas feitos contra a cantora Ananda, integrante do grupo Melanina Carioca. O caso, que ganhou grande repercussão nas redes sociais e na mídia em novembro de 2024, foi deflagrado após o vazamento de áudios de uma discussão entre Minerato e seu ex-namorado, o rapper KT.
Nos áudios, Ana Paula se referia à artista com termos pejorativos e de cunho racial, como “neguinha”, “empregada doméstica” e “mina de cabelo duro”, expressões que foram amplamente repudiadas por internautas, movimentos sociais e figuras públicas.
A fala ocorreu durante uma troca de mensagens de voz em meio a um desentendimento com KT, que teve o conteúdo vazado sem o consentimento da ex-panicat. Segundo os rumores, Ananda teria vivido um caso com o músico após o fim do relacionamento com a modelo.
Ex-panicat pode ser denunciada à Justiça
Após a apuração conduzida pela Decradi, a delegacia entendeu que houve a prática de crime racial, encaminhando o caso ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que agora irá avaliar se oferece denúncia à Justiça contra Minerato. Caso o MPRJ decida formalizar a acusação, Ana Paula poderá responder judicialmente por injúria racial, crime previsto no Código Penal, e tem sido enquadrado como forma de racismo pela jurisprudência brasileira.
Ana Paula Minerato prestou depoimento
Durante o depoimento prestado à polícia, Minerato afirmou que as gravações foram feitas de maneira ilegal, sem seu conhecimento, e que suas declarações haviam sido retiradas de contexto. Segundo a defesa da influenciadora, as expressões ofensivas não teriam sido criadas por ela, mas sim reproduções de falas atribuídas anteriormente a KT sobre a cantora Ananda, que teriam sido apenas reiteradas na discussão.
