Entretenimento
César Tralli e Renata Vasconcelos começam o mês com a pior notícia no JN: ‘mortos…’
César Tralli e Renata Vasconcellos apresentam o Jornal Nacional de segunda a sexta-feira. Os dois âncoras são os responsáveis por levar aos telespectadores as notícias mais importantes do Brasil e do mundo.
Na edição desta segunda-feira (1º), César Tralli introduziu uma triste notícia ao vivo. “Dois ciclones e um tufão atingiram, ao mesmo tempo, o Sudeste Asiático. Já são mais de 1,1 mil mortos”, disse o apresentador do telejornal mais assistido da TV brasileira.
Detalhes da tragédia
Três fenômenos climáticos simultâneos — dois ciclones e um tufão — atingiram o Sudeste Asiático e deixaram mais de 1,1 mil mortos entre Sri Lanka, Indonésia, Malásia e Filipinas. A tragédia é considerada uma das maiores da história recente da região e provocou destruição em larga escala. As equipes de resgate seguem em operação, com milhares de desaparecidos.
No Sri Lanka, o presidente Anura Dissanayake classificou o desastre como o pior já vivido pelo país. “É a primeira vez que a nação toda é atingida de ponta a ponta”, afirmou. O ciclone Ditwah, responsável pela maior parte dos estragos, deixou centenas de mortos e mais de 150 mil desabrigados. Muitas áreas continuam isoladas após enchentes e deslizamentos.
Mortes na Indonésia
Na Indonésia, o ciclone Senyar surpreendeu cientistas por se formar próximo ao Equador, região onde esse tipo de fenômeno raramente ocorre. As tempestades destruíram casas, bloquearam estradas e inundaram comunidades inteiras. Já são mais de 600 mortos e centenas de desaparecidos, segundo números atualizados pelas autoridades locais.
Enquanto isso, o tufão Koto atingiu as Filipinas com ventos intensos e chuvas torrenciais, que agravaram as enchentes na região. Malásia e Tailândia também enfrentam fortes alagamentos devido ao período das monções, que naturalmente já traz um volume maior de chuva. O encontro dos três fenômenos intensificou ainda mais a destruição.