Notícias
conheça a Escola Pública onde 78% dos alunos fez mais de 900 pontos na redação do ENEM

Resultado aponta sucesso da gestão e metodologia.
Quando o assunto é educação no Brasil, não é novidade para ninguém que as escolas públicas são frequentemente mal avaliadas. No entanto, será que o problema é realmente o fato de ser pública?
Um caso de sucesso em Acaraú, litoral Oeste do Ceará, ajuda a entender que se trata da administração e do investimento. A Escola de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa é um absoluto sucesso no ENEM.
A unidade tinha 164 alunos inscritos no ENEM 2023, dos seus 166 alunos inscritos no 3º ano do Ensino Médio. Dos 164, 129 alunos conseguiram mais de 900 pontos na redação; destes, 15 alunos chegaram muito perto da nota máxima, com 980.
O EEEP Marta Giffoni é um projeto entregue em 2011 e integra ensino médio com formação profissional, em uma grade de ensino integral. Atualmente, são ofertados quatro cursos técnicos: Administração, Massoterapia, Eletromecânica e Aquicultura.
Apenas dois alunos inicialmente matriculados na escola, no início do ano, não prestaram ENEM: um faleceu no decorrer do ano, enquanto outro não tem desejo de ingressar no ensino superior porque hoje já esta no mercado de trabalho.
Um dos projetos que se destaca, quando o assunto é produção textual, é o Redação em Laboratório (RedLab), que se baseia no trabalho da leitura, escrita e oralidade. Os alunos são incentivados a ler, discutir os textos e produzir suas próprias redações.
A escola se destaca pelo investimento feito e pela grade curricular, mas também pela abordagem oferecida aos alunos, que fazem um trabalho completo de ensino-aprendizagem.
