Notícias
Descubra se a Viradouro pode perder título de Campeã Carioca se for punida

Escola terminou a quarta-feira como grande campeã.
Chegou ao fim, na tarde desta quarta-feira (14/02), a apuração do desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Após a maior parte da apuração bem apertada, na reta final, a Viradouro saiu na frente e garantiu o título.
Campeã de 2024, essa é a terceira vez que a agremiação se torna campeã do Carnaval do Rio (1997, 2020 e 2024). Em 2019 e 2023, a escola foi vice-campeã. Ao longo dos últimos anos, a escola tem mostrado força e estabilidade.
Ainda assim, o título deste ano também chamou a atenção por outro motivo. Acontece que outras quatro escolas entraram com recurso, questionando uma suposta quebra de regras da agremiação, o que poderia resultar em perda de pontos.
Acontece que, segundo as queixas, a Viradouro teria quebrado a regra e extrapolado o número de integrantes visíveis na comissão de frente. A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) confirmou ter recebido recursos de: Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor.
“Quatro agremiações ingressaram com um recurso para que houvesse punição para a Unidos da Viradouro. Todos os recursos foram aceitos e serão analisados até amanhã na sede da Liesa”, afirmou o presidente da Liga, Jorge Perlingeiro.
É claro que isso levantou o questionamento se seria possível a escola perder pontos e, consequentemente, perder o título. Matematicamente, não é possível que isso aconteça.
Isso porque a punição prevista para essa possível infração seria a perda de 0,5 pontos, ou seja, 5 décimos. O que acontece é que a Viradouro ganhou com folga de 0,7 pontos, isto é, 7 décimos.
Ou seja, mesmo que haja perda de pontos e punição pela suposta infração, a escola ainda estaria a 0,2 pontos a frente da segunda colocada, que foi a Imperatriz Leopoldinense, com 269,3 pontos.
