Notícias
Em apresentação de robôs humanoides, repórter é ‘apalpada’ por máquina

Caso aconteceu na Arábia Saudita, durante festival.
Um caso que chega a ser bizarro foi registrado na Arábia Saudita durante uma apresentação no último dia 4. A empresa, QSS, apresentava seus modelos de robôs humanóides, mas um incidente gerou críticas online.
A apresentação acontecia durante o festival DeepFest, em Riad, e contava com cobertura de imprensa. O Festival é conhecido como “principal ponto de encontro do ecossistema global de inteligência artificial”.
O incidente envolveu a repórter Rawya Kassem, que participava da cobertura do evento. A repórter passou por um momento constrangedor, ao ser “apalpada” pelo robô, batizado de Mohammad.
Como o caso estava sendo coberto pela imprensa, a cena foi filmada. Rawya estava posicionada a frente dos robôs, quando Mohammad ergueu a mão num gesto que induz a pensar que ele tentava apalpar a repórter.
Rawya imediatamente reage e ergue a mão, como quem tenta impedir um movimento. A repórter visivelmente assustada chega a interromper a sua fala, mas logo retoma o trabalho. Nas redes sociais, o caso repercutiu mal.
Video (clique aqui)
Nas redes sociais, muitos internautas apontaram um comportamento “pervertido” e “robo mulherengo”, etc. Outros tentaram alegar que o robô não tinha maldade em seu gesto e que estava apenas estimulando a repórter a andar, alegando que não houve assedio.
Já a empresa afirmou que o robô é “ingênuo”. A empresa ainda afirmou que “informou proativamente todos os participantes, incluindo repórteres, para manter uma distância segura do robô durante a sua demonstração“.
