Famosos
Entenda quais penas Liziane pode sofrer se for condenada em Marrocos

O portal LeoDias noticiou com exclusividade a prisão de Liziane Gutierrez, influenciadora e ex-contratada da Record, em Marrocos. A beldade conhecida pelo temperamento forte, se envolveu em uma grande confusão com policiais locais, levando a pior na ocasião. Detida no país da África, completando cerca de um mês, o sistema prisional na região banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo segue as disposições do Código Penal Marroquino e regula crimes como desacato à autoridade.
O desacato pode ser tratado como ofensa contra instituições estatais e ordem pública. Deste modo, quem praticar insultos, resistência verbal ou física, como Liziane ficou conhecida pelas ações no Brasil e internacionalmente, paga muito caro pela postura ríspida. A pena pode variar de alguns meses até alguns anos de prisão, especialmente se o desacato envolver violência ou prejudicar o trabalho da autoridade. Caso o desacato ocorra em manifestações, tumultos ou situações de alta tensão, as penas podem ser mais severas.
Veja as fotos
Leia Também
Liziane Gutierrez é presa no Marrocos após, supostamente, desacatar autoridades locais
Ex-marido de Liziane deixou famosa presa no Marrocos e voltou para casa
Embaixada confirma prisão de Liziane Gutierrez no Marrocos e presta apoio à família
Saiba as condições de presídio onde Liziane está detida e como se comunica
Vale reforçar que o Marrocos está sendo detonado pelas condições precárias de suas penitenciárias, enfrentando problemas de superlotação e falta de infraestrutura adequada. O governo alega que está implementando reformas para melhorar o sistema prisional, todavia, os detidos como Gutierrez possuem direito a assistência legal. De acordo com Toni, ex-marido da blogueira, a mesma não está presa individualmente e foi transferida para outro presídio. Se juntando com outras mulheres, ainda não se sabe quando a personalidade da mídia, possa ser liberta das grades assombrosas.
“Deve sair nas próximas semanas, porém, não tem decisão oficial. Isso porque ninguém teve acesso à sentença. É tudo muito na base do que eu acho que vai acontecer”, contou o empresário para o portal LeoDias. O homem de negócios completou preocupado: “Eu falo com ela através do celular da embaixada. Ela liga para eles e eu falo por meio de outro celular, que eles colocam do lado do aparelho que ela ligou. Ela fala muito rápido e a ligação é muito ruim, então, só dá para falar realmente o essencial. Ela já está presa há cerca de um mês e as condições [do presídio] não são boas. Não sei muito, porém, pelo que ouvi o lugar é muito ruim”.
