Entretenimento
Globo pode alterar sua programação a qualquer momento devido a escolha do novo papa

O Bom Dia Rio alertou os telespectadores na manhã desta quinta-feira (8), sobre a possibilidade de interrupção da programação a qualquer momento. O apresentador Flávio Fachel informou que existe expectativa de que um novo papa possa ser eleito ainda no segundo dia do conclave. Nesta quinta-feira, as votações já foram iniciadas no Vaticano. “Se tiver fumaça branca, entra a programação completa”, explicou Fachel ao vivo.
Desde a madrugada, o âncora Roberto Kovalick, no Hora Um, já exibia imagens da chaminé instalada na Praça São Pedro. O equipamento é o sinal visual esperado pelos fiéis e pelo mundo para indicar se houve consenso entre os cardeais reunidos na Capela Sistina.
Cor da fumaça indica resultado da votação
Caso o novo pontífice seja escolhido, a fumaça branca deve ser liberada nas próximas horas. Caso contrário, a fumaça preta, sinal de votação inconclusiva, será emitida e os cardeais se preparam para uma nova votação.
“A gente está acompanhando tudo, se tiver alguma fumaça branca aí entra a programação completa da escolha do papa”, reiterou Fachel. Ana Paula Santos, que dividia a bancada com ele, lembrou que a definição rápida é improvável, mas possível.
Globo está atenta à escolha do novo papa
Ana Paula explicou que é difícil que a escolha do novo papa aconteça nas próximas horas, mas tal possibilidade existe. Ambos reforçaram que a equipe está atenta para qualquer novidade vinda do Vaticano.
Durante o noticiário, a expectativa também esteve presente nas reportagens locais. Enquanto acompanhava o trânsito do Rio de Janeiro, a repórter Francine Augusto comentou com bom humor a mobilização global. “Tem gente que está de olho na chaminé, eu estou no trânsito”, brincou a jornalista, mostrando o contraste entre o cenário internacional e a rotina da capital fluminense.
