Famosos
Glória Maria estreou na televisão em cobertura de tragédia no RJ

Glória Maria estreou na televisão em 20 de novembro de 1971, noticiando o desabamento do Elevado Engenheiro Freyssinet (também conhecido como Viaduto Paulo de Frontin), no Rio de Janeiro.
O acidente ocorreu no fim da manhã de sábado e pegou a jornalista de surpresa: “A gente estava saindo para almoçar, 13h30. […] Ligaram no telefone [e falaram]: ‘Caiu o Elevado na Paulo de Frontin’. Eu falei: ‘Ah, não enche o saco’. Achei que era brincadeira. Aí todo mundo falou: ‘Vamos, vamos’, e a gente voltou”, relatou ela ao portal Memória Globo.
Conforme a jornalista, o primeiro desafio foi averiguar se a notícia era verdadeira: “Fazia como para apurar se era verdade ou não? Não tinha setorista. A gente foi na lista telefônica para ver os moradores ali da Paulo de Frontin, ligar pra saber se tinha acontecido. O primeiro morador logo disse que era verdade. […] A gente foi pra lá e depois a Globo mandou uma unidade móvel, em uma das primeiras entradas ao vivo”, declara.
Um viaduto de 50 metros desabou e 20.000 toneladas de concreto esmagaram 20 carros, um ônibus e um caminhão estacionados na rua enquanto passavam sob o prédio. Faleceram 29 pessoas e outras 18 ficaram feridas.
A investigação sobre as causas da tragédia é inconclusiva, mas aponta que a causa mais provável do desabamento foi um caminhão com oito toneladas de concreto que passou sobre o viaduto, ainda em construção. O elevado estava em fase final de construção.
Os primeiros integrantes da equipe da Globo a chegar ao local foram o fotógrafo Orlando Moreira e o jornalista José Luiz Furtado.
Glória Maria expõe que Orlando foi quem lhe ensinou “tudo” de reportagem: “Quem me ensinou tudo, a segurar o microfone, a falar, foi o Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem trabalhei”, expressa a jornalista.
“A primeira porrada que eu levei logo assim, quase minha estreia no jornalismo pra valer fazendo reportagem foi praticamente com o Elevado Paulo de Frontin”.
Glória Maria faleceu ontem, no Rio. a repórter estava afastada da programação da emissora Globo desde dezembro e, em janeiro, foi internada para realizar um tratamento de metástases no cérebro.
