Na última segunda (31) a esposa do cantor João Gomes à espera do segundo filho do casal precisou ser submetida a um procedimento cirúrgico no colo do útero para que pudesse garantir que a gravidez de Joaquim pudesse seguir sem riscos.
Em conversa com a revista CARAS Brasil, a ginecologista Ana Paula Mondragón explica os motivos que levam a grávida passar pela cirurgia. O objetivo principal visa manter a idade gestacional do bebê dentro do prazo natural conforme ela evolui.
“A cerclagem é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de prevenir o parto prematuro em gestantes com diagnóstico de insuficiência istmo cervical (quando o colo uterino não resiste ao peso da gestação e começa a se abrir de forma precoce)”, explica Ana Paula.
A médica ainda explica que é feito no colo do útero quatro pontos para que a dilatação não ocorra e traga o bebê ao mundo de forma prematura. No caso de Ary, foi necessário ser realizado o procedimento devido a seu histórico da gestação anterior.
https://www.instagram.com/p/DH4vjd1RXEQ/
Quando grávida de Jorge, a jovem também precisou realizar o mesmo procedimento e na época relatou que o marido chegou a cancelar o lançamento de seu novo trabalho para poder acompanhar o parto prematuro que corria o risco de acontecer.
A necessidade do procedimento é reconhecida através de exame de ultrassonografia e pode ser detectada em grávidas com idade gestacional a partir da 12ª semana, mas em alguns casos precisa ser feita após a abertura do colo, onde se corre um risco maior.
O processo de recuperação esperado pela médica inclui hábitos de higiene no local com maior atenção, estar em dia com as medicações, repouso e alimentação adequada. Algumas pacientes podem vir a sentir leve desconforto e sangramento.