Famosos
Lembra dela? Sumida pelos EUA, Nana Gouvêa vive dificuldades com a saúde e faz forte desabafo
Musa incontestável das décadas de 1990 e 2000 no Brasil, a modelo e atriz Nana Gouvea, que atualmente está com 51 anos de idade, vive hoje uma realidade bem diferente longe dos holofotes nacionais. A artista reside nos Estados Unidos, país que escolheu como seu lar há cerca de 15 anos, onde construiu uma nova rotina ao lado de sua família.
No entanto, engana-se redondamente quem pensa que a vida em solo norte-americano é feita apenas de glamour e das mil maravilhas frequentemente retratadas na internet. Decidida a mostrar a realidade de forma transparente, Nana Gouvea abriu o coração e expôs alguns dos grandes perrengues que passa no país, destacando especialmente os obstáculos que encontra no sistema de saúde local.
Luta por tratamento médico
A principal dificuldade relatada pela artista diz respeito ao acesso a tratamentos hormonais adequados, sobretudo neste atual momento de sua vida, em que enfrenta os impactos da menopausa. Em uma entrevista concedida ao jornal O Globo, Nana detalhou o verdadeiro calvário que precisou atravessar para conseguir ajuda médica especializada nos Estados Unidos.
“Eu já vinha sentindo os sintomas há uns três ou quatro anos, mas na rede de saúde daqui os médicos não tratam menopausa. Tive que brigar, brigar e brigar. Troquei de médico um milhão de vezes até que, em meados do ano passado, achei uma médica que aceitou cuidar de mim”, declarou a atriz, expondo as falhas no acolhimento à saúde da mulher no exterior.
Antes de conseguir a necessária reposição hormonal, a ex-musa enfrentou boa parte dos sintomas típicos da menopausa. Entre os problemas relatados por ela estavam quadros de depressão, forte irritabilidade, intensa sensação de calor e sudorese, além de conviver diariamente com muita fraqueza, cansaço e desânimo.
Alerta aos brasileiros e nova fase
A virada de chave aconteceu quando ela passou a usar um adesivo de reposição hormonal, que coloca embaixo do abdômen, tratamento que a fez se sentir como uma nova mulher. Aproveitando a sua visibilidade e a experiência adquirida como imigrante, Nana Gouvea fez questão de deixar um alerta sincero às pessoas que sonham em deixar o Brasil para se mudar para os Estados Unidos, imaginando que no país as coisas são sempre mais fáceis.
“Não é fácil morar nos EUA, é muito mais difícil do que morar no Brasil. Eu não aconselho ninguém a fazer essa mudança se não for realmente uma pessoa que está disposta a ralar muito. Mas para mim e para as minhas filhas valeu a pena. E eu sabia que para a minha mãe valeria a pena por conta do conforto emocional que ela terá aqui”, refletiu ela, equilibrando as duras realidades com as conquistas familiares.