O acervo de memes na internet é grande. As figuras representantes dos vídeos variam. Adulto, criança, famoso, anônimo e até os animais são os responsáveis por divertir a web com algum trecho que viralizou nas redes sociais e se tornou símbolo de alguma situação.
A atriz Gloria Pires é dona de um. Para os bom apreciadores dos vídeos engraçados, quando se fala o nome da famosa o vídeo pode surgir de maneira clara na memória. Isso porque, a situação em que ela foi protagonista acabou sendo repetida milhões de vezes.
A situação aconteceu há quase 10 anos. Gloria foi a convidada para comentar sobre o Oscar em 2016 e em um momento da entrevista sua resposta sobre os participantes da cerimônia chamou a atenção: ‘Não sou capaz de opinar’, disse Glória.
O trecho caiu nas graças do público e passou a ser usado por milhares de formas. Segundo o Portal Léo Dias, uma delas teria sido pro uma empresa em Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro que passou a vender cursos com a estratégia de marketing usando a imagem da famosa.
Gloria não curtiu a forma como foi usada sua imagem na divulgação do curso que dizia: “O que você achou da aula de cálculo?” e usava o trecho da fala de Gloria como resposta para o questionamento. Foi então que ela teria entrado na justiça.
Segundo as informações, Gloria teria alegado que não autorizou o uso de sua imagem e ganhou na justiça a ação movida contra o curso. A atriz teria saído vitoriosa no caso com o valor de R$ 15 mil reais a receber da empresa processada.
“Quando essa autorização não é dada, as celebridades (e os cidadãos comuns) têm o direito de buscar reparação por danos morais e materiais.”, explica Marina Lucena advogada especializada em Direito Digital.