Notícias
Menina de apenas 10 anos contrai ‘ameba comedora de cérebro’ em piscina e tem óbito confirmado

Família expos o caso para criar alerta.
A morte de uma menina de apenas 10 anos, na Colômbia, chocou sua família e levantou dúvidas em relação ao caso. A menina, identificada como Stefanía Villamizar González, faleceu após contrair uma ameba “comedora de cérebro”.
González, ao que tudo indica, contraiu a ameba ao nadar em uma piscina do hotel onde estava hospedada. A menina começou a apresentar sintomas dois dias depois de brincar na piscina, em junho.
Conforme relata a família, a menina apresentou dor de ouvido, vomito e febre. A família procurou atendimento médico e recebeu inicialmente um diagnóstico de otite.
Ja em julho, a menina apresentou uma piora considerável em seu quadro. González apresentou convulsões, sensibilidade a luz e já não conseguia sequer se levantar sem receber ajuda.
A família voltou a procurar ajuda e, dessa vez, a menina ficou internada. Infelizmente, os médicos não conseguiram descobrir o problema a tempo e, no dia 24 de julho, a pequena teve a morte confirmada.
Inicialmente, os médicos chegaram a considerar que a menina pudesse ter sofrido uma meningite. O caso acabou despertando atenção das autoridades colombianas, o que gerou uma investigação.
O caso da menina passou a ser avaliado pelo Instituto Nacional de Saúde da Colômbia, que queria entender o que provocou os sintomas e, consequentemente, a rápida morte da criança.
Após análise, os médicos encontraram ameba Naegleria fowleri, conhecida popularmente como “ameba comedora de cérebro”. Esse microorganismo ataca as células nervosas da vítima e sua taxa de mortalidade é de mais de 90%.
