Notícias
No RS, prefeito revela intenção de trocar bairros de lugar após destruição: ‘precisamos e vamos’

Cidade é cortada por rios e foi castigada.
A baixa do nível da água em alguns municípios do Ri Grande do Sul tem permitido o começo da contabilização real dos danos materiais sofridos. A enchente histórica que atingiu o estado deve gerar bilhões de prejuízo aos cofres públicos.
Nesta sexta-feira, o prefeito Danilo Bruxel (PP), de Arroio do Meio, surpreendeu ao falar sobre a possibilidade de mudar a estrutura do município. Bruxel falou sobre a possibilidade de trocar bairros de lugar.
“São bairros que, daqui a pouco, fica uma ou duas casas. Ninguém fica morando lá. Precisamos e vamos direcionar os bairros para outras localidades”, declarou à radio Gaúcha.
Bruxel explicou que o centro da cidade não deve ser alterado, já que possui algumas construções importantes como a prefeitura e a Igreja local. No entanto, os demais bairros podem ser replanejados.
O município é cortado pelos rios Taquari e Forqueta, por isso acabou sendo muito castigado. Para o poder público, como confirmou o prefeito, ainda não há um balanço exato de quanto se perdeu.
“Nós temos cerca de 1.200 famílias fora de suas casas e todas elas vão precisar de um teto, de um lar”, afirmou. Segundo Bruxel, as enchentes de 2023 já tinham custado 300 casas, cujo as famílias ainda aguardavam a entrega de novas moradias.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito ainda fez questão de pedir aos moradores para que não retornem à região de risco ainda, já que ainda existe previsão de chuva e grandes volumes d’água podem voltar a atingir a região.
