Notícias
Prefeito de cidade de SC decreta situação de emergência após acidente com vazamento de produto químico

Acidente aconteceu nesta segunda e gerou repercussões.
O prefeito da cidade catarinense de Joinville, usando de suas atribuições, declarou situação de emergência nesta segunda, dia 29 de janeiro, após um grave acidente envolvendo o vazamento de um produto químico na Serra Dona Francisca.
A medida urgente foi tomada devido aos riscos potenciais à captação de água na cidade, após o derramamento de substâncias químicas na região. A água foi contaminada com ácido sulfônico após um caminhão que transportava o produto sofrer um acidente.
O acidente ocorreu na região da Serra Dona Francisca, levando a Companhia Águas de Joinville a interromper a captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão às 10h da manhã.
O objetivo desta ação preventiva é evitar a contaminação dos reservatórios da cidade com resíduos químicos provenientes do incidente. Técnicos da companhia estão realizando análises constantes para assegurar a ausência de resíduos do produto químico na água.
Apesar dos esforços das autoridades, foi reportado que os níveis dos reservatórios de água de Joinville estão em declínio acelerado. Às 10h30, o nível médio dos reservatórios estava em torno de 50%, estimando-se suficiente para aproximadamente quatro horas de fornecimento.
🚨 ATENÇÃO: Bombeiros e policiais estão usando máscaras de segurança e promovendo a retirada das pessoas que moram nas proximidades de grave acidente na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina. Rio foi completamente contaminado.
Leia em https://t.co/wVmnH7xdW7
Siga @jornalrazao pic.twitter.com/n8jCmmjDio
— Não Foi Acidente (@OficialNFA) January 29, 2024
O prefeito Adriano Silva realizou um sobrevoo na área afetada utilizando o helicóptero Águia da Polícia Militar, observando o avanço do produto químico pelas águas da região.
Diante da situação crítica, o prefeito Adriano Silva fez um apelo à população de Joinville para que possam economizar água e evitar desperdícios.
Este decreto de emergência e as medidas subsequentes são respostas imediatas ao acidente químico, visando minimizar os impactos na captação e fornecimento de água para a população de Joinville.
