Connect with us

Famosos

Prefeitura de Amapá usa deepfake de Virginia Fonseca e Vini Jr e causa polêmica; veja vídeo

Prefeitura de Amapa usa deepfake de Virginia Fonseca e Vini

A tentativa de anunciar o pagamento dos servidores municipais acabou gerando uma grande saia justa para a Prefeitura de Amapá (AP). Na segunda-feira (3), a administração da pequena cidade no Norte do país publicou em seu perfil oficial do Instagram um vídeo em que Virginia Fonseca e Vini Jr apareciam dizendo que “o salário já está na conta”.

O detalhe é que nada era real: as imagens foram produzidas com inteligência artificial, usando recurso de deepfake para simular a fala e os gestos do casal. O vídeo foi apresentado como uma peça de comemoração pelo pagamento referente ao mês de outubro, mas a estratégia de comunicação acabou repercutindo mal.

“O pagamento referente ao mês de outubro já está na conta, servidor! Mais uma vez, a Prefeitura de Amapá reafirma o compromisso com quem faz a máquina pública funcionar com dedicação e amor”, dizia o texto da postagem — que completava com o incentivo para “celebrar, aproveitar e espalhar amor”.

Repercussão negativa nas redes

A publicação rapidamente viralizou e foi alvo de críticas e piadas. Internautas apontaram o uso indevido da imagem de figuras públicas sem autorização, além da escolha inusitada da trilha sonora: “Sua Boca Mente”, música de Zé Felipe, ex-marido de Virginia e pai de seus três filhos — Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo.

“Genteeee com a música da Ana Castela e do Zé Felipe de fundo ainda, que ousadia!”, ironizou uma usuária no X (antigo Twitter). Outro comentário que circulou bastante foi de pessoas surpresas com o nome do município: “Descobri agora que existe Amapá/AP, igual São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Passada!”, escreveu uma internauta.

Com a repercussão negativa e o conteúdo se tornando rapidamente meme nas redes sociais, a prefeitura apagou o vídeo. Até o momento, nenhum representante do município, nem Virginia ou Vini Jr, se pronunciaram oficialmente sobre o caso.

Mesmo fora do ar, as reproduções do deepfake seguem circulando em diversas plataformas, reacendendo o debate sobre o uso ético da inteligência artificial em campanhas públicas.

Copyright © 2020 | Fofochicanco.com