Saúde
Principais sintomas das doenças que ceifaram a vida da jornalista Elaine Santos grávida de 6 meses

A comunicadora Elaine Santos, com 38 anos de idade, faleceu nesta terça-feira (21) em decorrência de pneumonia e sepse. A apresentadora do Canção Nova Notícias estava grávida de 23 semanas, e infelizmente, o bebê também não sobreviveu. Segundo informações da instituição católica, Elaine foi hospitalizada na manhã de segunda-feira (20), devido a complicações respiratórias, e seu estado de saúde deteriorou rapidamente, resultando na trágica perda tanto dela quanto do bebê.
A jornalista deixa para trás um filho e o esposo. Com uma trajetória de 15 anos na Canção Nova, a jornalista começou sua jornada na televisão em 2008 como estagiária e, rapidamente, ascendeu à posição de repórter. Ao longo de nove anos desempenhando esse papel, ela alcançou o posto de apresentadora do CN Notícias em agosto de 2023.
O que é e quais são os sintomas da pneumonia:
As pneumonias são infecções que ocorrem nos pulmões, órgãos em duplicidade situados em cada lado da caixa torácica. Elas podem afetar a área dos alvéolos pulmonares, onde se encontram as ramificações finais dos brônquios e, ocasionalmente, os interstícios caracterizados pelo espaço entre um alvéolo e outro.
Vale ressaltar que a pneumonia pode atingir pessoas nas mais diversas faixas etárias e deve receber o tratamento necessário, conheça os principais sintomas:
- Elevação da temperatura corporal;
- Tosse;
- Sensação de dor no tórax;
- Variações na pressão arterial;
- Estado de confusão mental;
- Desconforto generalizado;
- Dificuldade respiratória;
- Excreção de muco purulento em tonalidades amarelas ou esverdeadas;
- Presença de toxinas em excesso na corrente sanguínea (toxemia);
- Fraqueza intensa.
O que é e quais são os sintomas da Sepse:
A sepse, conhecida também como septicemia ou sepsis, é uma complicação que se manifesta em pacientes com infecções graves. Com o agravamento do quadro apresentada acentuado estado inflamatório em todo o corpo.
Essa condição é desencadeada pela invasão da corrente sanguínea por agentes infecciosos, predominantemente bactérias ou vírus. Devido a esse processo, é comum que leigos se refiram a ela como infecção do sangue, presença de bactérias no sangue ou infecção generalizada.
Principais sintomas da sepse:
- Qualquer tipo de infecção tem o potencial de desencadear a sepse. É provável que muitos de vocês já tenham experimentado uma fase inicial de sepse.
- Para diagnosticar a condição, é suficiente ter uma infecção e manifestar dois dos quatro sinais e sintomas descritos a seguir:
- Temperatura corporal acima de 38ºC ou abaixo de 35ºC;
- Frequência cardíaca superior a 90 batimentos por minuto;
- Frequência respiratória acima de 20 incursões por minuto;
- No hemograma: contagem de leucócitos acima de 12.000 ou abaixo de 4.000 células/mm³.
