Famosos
Roberto Carlos adapta letra de “Amigo” ao homenagear Erasmo Carlos no especial da Globo
Durante o especial “Noite Feliz”, exibido na noite desta terça-feira (23/12) pela TV Globo, Roberto Carlos prestou uma homenagem direta a Erasmo Carlos ao modificar um dos versos da canção “Amigo”. Morto em 22 de novembro de 2022, o Tremendão foi lembrado nominalmente pelo cantor em um dos momentos centrais do programa.
Na estrofe original da música, Roberto canta “Mas é muito bom saber que você é meu amigo”. Na apresentação televisionada, o verso foi adaptado para “É muito bom saber que Erasmo é meu amigo”, referência explícita ao parceiro musical e amigo de longa data.
Veja as fotos
Leia Também

“Perto de acertar a renovação”, diz diretor da Globo sobre Especial Roberto Carlos

“Meu eterno amor”, Roberto Carlos relembra os 25 anos sem sua esposa

“Minha cabeça não acompanhou a idade”, afirma Roberto Carlos aos 83 anos

Ana Castela, Erasmo Carlos e mais: as vitórias brasileiras no Grammy Latino 2024
Amizade e parceria musical
A relação entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos teve início ainda na juventude, impulsionada pela afinidade com o rock’n’roll, que ganhava força no Brasil nos anos 1950. O encontro entre os dois ocorreu por intermédio de Tim Maia, vizinho de Erasmo na época.
Tim Maia integrou com Roberto a banda The Sputniks, que chegou ao fim após desentendimentos internos. Enquanto Tim e Roberto seguiram carreira solo, outros integrantes formaram, ao lado de Erasmo, o grupo The Snakes, ativo até 1961.
A aproximação definitiva entre Roberto e Erasmo aconteceu quando o cantor precisou de uma letra para a versão brasileira de “Hound Dog”, sucesso consagrado por Elvis Presley. A partir daí, a parceria artística se consolidou, sustentada também por interesses em comum fora da música, como a torcida pelo Vasco da Gama.
Gravação do especial
O especial de fim de ano de Roberto Carlos foi gravado no dia 12 de dezembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A atração reuniu convidados de diferentes gerações da música brasileira.
Entre as participações esteve João Gomes, que dividiu o palco com Roberto na interpretação de “Eu Tenho a Senha”. Ao final da apresentação, o cantor pernambucano declarou: “Você mora no meu coração”. Roberto respondeu destacando a admiração pelo artista.
João Gomes chega ao especial após ser eleito Artista do Ano no Prêmio Multishow e conquistar o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com “Dominguinho”, encerrando 2025 com presença em eventos nacionais e internacionais.

