A vida dos participantes do BBB24 é o assunto do momento. Diariamente, os comentários sobre os confinados são pauta de debates intensos nas redes socais.
Mas não é só treta que gera comentário na casa. O assunto alarmante desta vez é ronco. Após a modelo Yasmin Brunet acordar com o forte barulho do ronco de Davi, um alerta de alguns especialistas vieram a tona sobre os riscos da prática no sono.
As informações da Associação Brasileira do Sono informa que não só o participante sofre desta condição, mas 24% dos homens com idade média e 18% das mulheres também.
Segundo o otorrinolaringologista Pedro Baptista de Castro, o ronco durante o sono pode ser um indício de síndrome da apneia do sono (SAOS). Esta condição, não tratada, pode levar a morte.
O ronco, além de incomodar quem está próximo, é prejudicial para a saúde diurna do portador. Além de um cansaço a longo prazo nas horas do dia, existem riscos de complicações cardiovasculares.
O médico também explicou estudos do “Global Prevalence of Obstructive Sleep Apnea in Adults: A Systematic Review and Meta-analysis” que explicou a relação do sono com paradas respiratórias.
Ainda segundo ele, outras correlações como fatores de hereditários e outras condições podem aumentar o risco de morte. O tratamento quando iniciado em fase inicial ajuda a diminuir as chances de morte e as complicações da SAOS ao portador. Fica o alerta para quem ronca.