Saúde
Sensação de algo preso no olho que não passa pode ser sinal de síndrome do olho seco; entenda

Já lavou o olho, mas a sensação não passou? Leia mais.
Eventualmente, todos nós vamos experimentar a sensação de corpo estranho no olho. Aquela sensação de que tem alguma coisa presa no olho, que pode ser bastante dolorosa e desconfortável.
Geralmente, essa sensação é realmente sinal de que existe algo preso no olho e um espelho é suficiente para observar o corpo estranho. No entanto, existem casos que a sensação não esta acompanhada de algo, realmente, preso no olho. Você já passou por esse tipo de situação?
Quando a sensação de corpo estranho não vem acompanhada de um corpo estranho, uma possível resposta é a síndrome do olho seco. Esse é um problema que afeta principalmente idosos, mas também pode ser observado em pessoas mais jovens e pode ser agravado pelo uso excessivo de telas.
Segundo informações da Biblioteca Virtual em Saude, do Ministério da Saúde, a síndrome do olho seco esta associada a um problema na produção, ou na qualidade, da lágrima – que é responsável por lubrificação e hidratação do olho, da córnea e da conjuntiva.
Quando a lubrificação é insuficiente, o olho se torna mais vulnerável a problemas como substâncias estranhas ou micro-organismos, que podem causar pequenas agressões. O que se tem como consequência é a sensação de algo preso nos olhos.
Ainda segundo o portal, os principais sintomas são:
– Secura;
– Vermelhidão;
– Coceira;
– Ardor;
– Sensação de corpo estranho e de “areia”;
– Sensibilidade à luz;
– Dificuldade de movimentar as pálpebras e maior produção de muco em casos mais graves;
– Cansaço visual.
O tratamento é geralmente feito com o uso de colírios de lágrima artificial, que vão repor a lubrificação e com isso aumentar a proteção dos olhos. Esse medicamento é receitado por um médico oftalmologista.
Caso você esteja sentindo esses sintomas, é importante procurar atendimento médico. Apenas o profissional especializado poderá avaliar seu caso e diagnosticar corretamente o problema, propondo o melhor tratamento possível.
