Famosos
Simone Mendes: entenda a causa da internação da cantora
Nesta quarta-feira (1º), a cantora Simone Mendes compartilhou que foi internada devido a uma crise de gastroenterite. A cantora Simone Mendes relatou que a situação se agravou na madrugada de domingo (28), levando-a a procurar ajuda médica, após ter ido ao banheiro mais de 40 vezes. Os principais sintomas da doença são diarreia, vômitos e febre. As informações são do O Globo.
A gastroenterite aguda é uma inflamação que atinge o tubo digestivo, focando no estômago e nos intestinos grosso e delgado. O quadro é, geralmente, um processo inflamatório de origem infecciosa, na maioria das vezes provocado por um vírus ou bactéria.



O que é gastroenterite e como a doença se manifesta
O contágio acontece de forma semelhante a outras viroses, por meio do contato com partículas respiratórias ou secreções de quem está com a doença. A gastroenterite também pode ser causada pela ingestão de um alimento contaminado por uma toxina liberada pela bactéria. O tempo de tratamento varia de três a cinco dias, com recuperação do paciente logo em seguida.
Os principais sintomas da gastroenterite são:
- Febre, que pode ser muito alta no segundo e terceiro dia da infecção, mas que tende a diminuir depois.
- Diarreia com dores na barriga.
- Náuseas e vômitos.
- Falta de apetite.
- Erupções na pele ao final da infecção.
Cuidados essenciais
O médico sanitarista e pediatra Daniel Becker ressalta que é fundamental reforçar a hidratação durante o período da infecção, pois o paciente perde muito líquido por meio da diarreia, dos vômitos e da transpiração.
O pediatra Daniel Becker orienta que a pessoa beba água a cada 15 a 30 minutos. Outras opções de hidratação incluem suco diluído, água de coco, soro hidratante comercial ou soro caseiro. O médico ressalta que não se deve oferecer bebidas esportivas, como isotônicos, nem refrigerantes.
O risco de desidratação é o principal motivo que justifica a busca por um serviço de emergência. A presença de muco ou sangue nas fezes, somada à febre alta, também exige que o paciente seja levado ao pronto-socorro.
Os sinais de desidratação são:
- Olhos fundos ou sem brilho.
- Prostração.
- Irritabilidade ou sonolência.
- Boca seca.
- Choro sem lágrimas.
- Saliva espessa.
- Pele seca e sem elasticidade (quando beliscada, demora a retornar ao normal).
- Urina mais escura ou redução na frequência e volume da urina.
- Em bebês, a moleira pode ficar persistentemente baixa.