Saúde
sintomas, tratamento e causas da doença rara que tirou a vida de jovem de 22 anos que pesava 27kg em MG

A jovem não resistiu após ter recebido o diagnóstico de uma doença rara e mais detalhes diante do acontecimento foram expostos.
Neste sábado, dia 3 de maio, irá acontecer o sepultamento da jovem Yasmin da Silva Cândido, de 22 anos, que será enterrada em um cemitério na região de Viçosa, em Minas Gerais.
A jovem que lutava contra o diagnóstico da doença conhecida como acalasia, que é rara e compromete o funcionamento do esôfago, faleceu nesta última sexta-feira, dia 2 de maio, após anos de complicações decorrentes da condição.
Yasmin pesava apenas 27kg e deixou três filhos, com idades entre 1 e 4 anos. Neste artigo, serão expostos mais detalhes sobre a doença, como os seus sintomas, causas e tratametno.
A acalasia, também conhecida como “megaesôfago”, é caracterizada pela dificuldade de relaxamento do músculo que controla a passagem de alimentos para o estômago e pela falta de movimentos peristálticos no esôfago.
Isso impede a progressão adequada de alimentos e líquidos, levando a sintomas como a dificuldade para engolir (disfagia), mesmo com líquidos; dor no peito, frequentemente confundida com problemas cardíacos e perda de peso acentuada e desnutrição.
As causas da doença podem ser sem origem conhecida) ou associadas a infecções parasitárias, como a Doença de Chagas. Em Viçosa, suspeita-se que Yasmin tenha contraído Chagas na infância, o que desencadeou a acalasia.
O tratamento visa aliviar os sintomas e melhorar a passagem de alimentos. Opções incluem tratamentos especfícos, cirurgias, técnicas minimamente invavisa e certos medicamentos.
Apesar das intervenções, muitos pacientes enfrentam problemas ao decorrer da vida. Yasmin, por exemplo, teve piora após uma cirurgia de emergência para instalação de colostomia em 2023, quando seu intestino parou de funcionar. Em seis meses, seu peso caiu de 43kg para 27kg.
Diagnosticada em 2020 após episódios de engasgo, Yasmin relatou ao g1 em 2024: “Estava engasgando enquanto dormia… o exame confirmou a acalasia”.
Mesmo com os cuidados da avó e a mobilização de amigos para custear tratamentos, a desnutrição severa e complicações gastrointestinais a debilitaram progressivamente.
