Se você sente constantemente um zumbido no ouvido é importante procurar um médico! A atriz Mariana Rios buscou ajuda profissional após relato do sintoma e descobriu que se tratava da Doença de Ménière. A condição foi a responsável pela perda de sua audição.
Na entrevista em que relatou, Mariana descreveu que sentiu o sintoma após passar por um momento muito estressante. Em conversa com a CARAS Brasil, a otorrinolaringologista Nathália Prudencio explica a relação da doença com o estresse.
“Não podemos afirmar que o estresse e a ansiedade, isoladamente, sejam a causa da tontura e do zumbido. No entanto, com certeza agravam os problemas e são agravados por eles, já que pacientes com zumbido e tontura não tratadas podem ter piora do quadro de saúde mental”, explica Nathália.
A médica ainda disse que em conjunto com outras doenças, como a ansiedade, enxaqueca e vertigem o portador pode chegar a sofrer uma piora significativa para perceber o sintoma ou um agravamento do zumbido.
Nathália também afirma que em episódios de alto nível de ansiedade, com o corpo em uma frequência cardíaca maior e hiperventilação, o fluxo de sangue pode ser menor no cérebro e acabar causando também algum sintoma parecido com a doença.
A otorrinolaringologista explica que nossa capacidade de se equilibrar, de coordenação e percepeção do espaço são comandadas pelo sistema vestibular, que ao apresentar alguma anormalidade pode ser detecatado pela persistência do zumbido. Por isso, ela alerta o reforço no cuidado com a saúde mental.