Lucas Lucco é um famoso cantor sertanejo brasileiro, sendo bastante conhecido por conta de suas músicas. E de forma recente, ele anunciou que recebeu o diagnóstico de TAB (Transtorno Afetivo Bipolar).
Aos 32 anos de idade, o artista ressaltou que irá priorizar cuidar de sua saúde mental, e por isso, terá que se manter afastado dos palcos e de sua rotina comum por algum tempo.
A síndrome, que afeta 8 milhões de brasileiros, é mais comum do que se pensa e atrapalha a vida dos afetados das mais diversas formas. Por isso, tomar os devidos cuidados é fundamental.
Quais são as causas?
As causas estão relacionadas com fatores biológicos, neuroquímicos, ambientais e transmissão hereditária. Os sintomas geralmente se manifestam entre os 18 e 25 anos.
Quais são os sintomas?
Entre os sintomas mais conhecidos estão alterações do humor, episódios de depressão, períodos de mania e sentimentos mistos. Essas oscilações podem durar dias ou meses.
“Durante a mania, o paciente tem mais energia, euforia, acha que tem mais condições físicas, financeiras e emocionais do que realmente tem. Essa crise se alterna com episódios de depressão, de melancolia”, explicou a psicóloga Débora Carvalho, diante do assunto.
Qual é o tratamento?
O tratamento costuma combinar medicamentos e terapia. Nestes casos, é essencial ter o acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico para atender melhor as condições que afetam a vida do paciente. Apoio de familiares e amigos também é essencial nos momentos de dificuldade.