Saúde
Estes são os sintomas que não devem ser ignorados e que indicam tumor cerebral, doença que causou morte da atriz mirim do SBT

Mais detalhes dos sintomas da doença que foi responsável por tirar a vida atriz mirim.
Nas redes sociais, Thays Brandão e Luizinho Mourão, que são os pais da atriz miriam Millena Brandão, de 11 anos de idade, decidiram compartilhar me suas redes sociais maiores detalhes sobre a despedida emocionante da filha.
A menina não resistiu após ter sido vítima de complicações causadas por um tumor cerebral. “Nosso amor eterno, você iluminou nossas vidas”, escreveu Thays.
A jovem, conhecida por seu papel na novela “A Infância de Romeu e Julieta” (SBT), lutou contra uma massa de 5 cm no cérebro, inicialmente confundida com dengue devido a sintomas como dor de cabeça intensa, comum em ambas as condições.
No país, os tumores cerebrais ocupam a décima posição entre os cânceres mais comuns (excluindo os de pele), segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença tem um prognóstico desafiador: 84% dos casos registrados evoluem para óbito.
Os tumores cerebrais são classificados em, primários: originados no cérebro ou em estruturas próximas (meninges, nervos cranianos) e secundários (metástases): resultantes de cânceres em outras partes do corpo que se espalham para o cérebro.
A causa exata ainda é desconhecida, mas a exposição à radiação é um dos principais fatores de risco reconhecidos. Cientistas acreditam que surjam de uma combinação de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida.
Os sintomas que jamais devem ser ignorados da doença são: dor de cabeça persistente (pior pela manhã ou ao deitar), náuseas, vomitos, visão turva, convulsões, dificuldades de concetração e sonolência excessiva.
A dor de cabeça de Millena, inicialmente atribuída à dengue, exemplifica como sintomas comuns podem mascarar condições graves. A dengue, de fato, causa cefaleia intensa, mas geralmente associada a febre alta, dor muscular e manchas vermelhas.
Sua trajetória, interrompida tragicamente, mobilizou fãs e trouxe visibilidade à luta de milhares de pacientes contra uma doença que infelizmente ainda tira muitas vidas.
