Notícias
Jogador argentino reproduz comemoração de gorila ‘criada’ por Endrick e brasileiro acaba detonado nas redes

Caso gerou discussão nas redes sociais.
Aos 17 anos de idade, Endrick é um fenômeno do futebol brasileiro. Ainda com muita estrada para percorrer, o adolescente é uma das maiores apostas internacionais e, por isso, foi comprado a preço de ouro pelo Real Madrid.
Acontece que o garoto não é um fenômeno apenas dentro das quatro linhas. Fora de campo, Endrick é assunto nas páginas de fofoca, nas páginas de boleiros e até mesmo no noticiário geral.
Nesta terça-feira (14/05), por exemplo, o garoto acabou virando notícia após uma partida entre dois clubes argentinos. Isso porque o jogador Matías Reali, do Independiente Rivadavia, imitou uma comemoração “criada” pelo brasileiro.
A comemoração, por sua vez, é bastante polêmica. Endrick, há alguns jogos, tem imitado um gorila. Com um discurso antirracista, o menino tem sido criticado por muitos que acreditam que seu gesto, na verdade, pode ser usado para gerar ainda mais violência racista.
Ver essa foto no Instagram
Na Argentina, o racismo no futebol é um problema sério que acaba não sendo devidamente abordado. O país não possui legislação própria contra o racismo e o comportamento dos torcedores geralmente é um problema quando existem jogos entre times brasileiros e argentinos.
Por isso, o gesto de Reali, inspirado em Endrick, acabou dando ainda mais o que falar. Muitos acreditam que o jogador argentino possa ter se usado da comemoração para mandar um recado, mas é bom dizer que o próprio explicou a origem da comemoração.
Em entrevista à ESPN local, Real disse o seguinte:
“Eu sempre brinco com o ‘Gringo’ Maidana e o ‘Pancho’ Petrasso que são da ‘La Banda de los Monos’, la no clube. Estávamos assistindo o jogo do Palmeiras na Libertadores, e logo após o gol e a comemoração do Endrick, começamos a rir. Então eles (Gringo e Pancho) me disseram: ‘Bom, agora você pode fazer gol e comemora assim.’ Felizmente aconteceu e pude comemorar“, afirmou.
