Connect with us

Notícias

número de casos cresce no Japão e liga alerta mundial sobre doença com alto grau de letalidade

numero de casos cresce no Japao e liga alerta mundial

Em 2023, adolescente teve mãos e pés amputados após infecção.

Uma nova bactéria com letalidade preocupante tem gerado alerta mundo afora. Dessa vez, o vírus começou a ser observado no Japão e ganhou o apelido de “vírus comedor de ânus”, registrando uma letalidade de cerca de 30%.

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, o Japão registrou um número de 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). As informações são da RIC, que detalha os casos.

Para se ter ideia do porque o número de casos já gera alerta, em todo o ano de 2023 o número de casos foi de 941. Já neste ano, a projeção é de que o número de casos ultrapasse esse registro.

A doença acabou viralizando nas redes sociais como “vírus”, mas na verdade é causada por uma bactéria, a estreptococo A. A bactéria não é nova, mas o aumento no número de casos tem despertado preocupação.

A bactéria pode se propagar em vários tecidos do corpo, incluindo: pele, garganta, ânus e órgãos genitais. A extensão dos problemas causados pela bactéria é enorme e chega a matar cerca de 30% dos pacientes.

Em nota, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) afirmou que “existem ainda muitos elementos misteriosos sobre os mecanismos por trás das formas fulminantes de estreptococos, e ainda não alcançamos o estágio em que podemos desvendá-los”.

A doença se manifesta com uma grande gama de sintomas, incluindo: diarreia, dor de cabeça, dores musculares, confusão mental, queda de pressão, vermelhidão, disfunção renal, problemas respiratórios, náuseas e febre.

A doença é mais comum em pessoas acima dos 65 anos, mas desde o ano passado o número de casos em pessoas mais novas tem sido observado. Em 2023, um adolescente teve mãos e pés amputados em decorrência da doença.

Copyright © 2020 | Fofochicanco.com