Famosos
Angélica desabafa sobre cuidar dos pais idosos e dos filhos e relata peso emocional: ‘É pesado’

Nesta semana, Angélica, aos 51 anos, abordou as obrigações típicas da meia-idade, focando em sua experiência como membro da ‘geração sanduíche’, que concilia o cuidado com pais idosos e filhos na adolescência. A apresentadora também destacou como gerencia o peso emocional de apoiar entes queridos em distintas etapas da vida.
O termo ‘geração sanduíche’ refere-se a indivíduos, tipicamente entre 35 e 55 anos, que se encontram na posição de cuidar simultaneamente de seus filhos e de seus pais mais velhos. Eles se sentem ‘pressionados’ por essas duas frentes de responsabilidade familiar. Esse cenário tem crescido em frequência, impulsionado pelo aumento da longevidade, fatores econômicos e sociais que postergam a saída dos filhos de casa, e a diminuição do tamanho das famílias, o que implica menos pessoas para compartilhar os cuidados.
Angélica tem uma irmã mais velha
Na situação específica de Angélica, a apresentadora compartilha as responsabilidades do cuidado com seus pais, Angelina, de 81 anos, e Francisco, de 85, com sua irmã, Márcia Marbá, de 62. Ela também é mãe de três filhos de seu casamento com o também apresentador Luciano Huck, de 53 anos: Joaquim, com 20, Benício, com 17, e Eva, com 12.
“A gente cuida muito. Hoje tenho cinco filhos. Tenho os meus três e mais meus pais, que é igual; mas, até agora, porque eles já estão mais velhos, e meu pai mais doente, então eu falo com o médico o dia inteiro…”, contou a esposa de Luciano Huck.
Desabafo de Angélica
A conhecida figura pública acompanha de perto todos os aspectos da vida dos pais, como alimentação, hábitos diários e vestuário, o que, de certa forma, representa um desafio psicológico. “A gente já deu aquele looping e já voltei para essa fase, agora sou mãe deles também. E é pesado. Não está tudo bem. Isso porque temos condições. Porque para algumas pessoas é muito mais pesado. Mas é pesado emocionalmente”, disse a loira.
