Connect with us

Famosos

Câncer no cérebro: causas, sintomas e como evitar a doença que tirou a vida de Gloria Maria

Morre no início da manhã desta quinta-feira, dia  2 de fevereiro,  a jornalista Glória Maria, aos 73 anos de idade, vitima de câncer no cérebro.

Um dos símbolos do jornalismo brasileiro e pioneira na TV, a jornalista estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, desde 4 de janeiro, mas o tratamento deixou de fazer efeito nos últimos dias.

No meio da luta contra o câncer, Glória também teve COVID, o que resultou em sequelas que afetaram seu pulmão.

O comunicado da Globo sobre a morte da jornalista, diz:

“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente. Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã”.

O que é metástase

A metástase ocorre quando células cancerígenas se desprendem do local onde localiza-se a patologia e se espalham para a corrente sanguínea ou linfática.

Sinais e sintomas de câncer no cérebro:

A descoberta de um câncer ocorre quando uma metástase começa a apresentar sintomas, que podem começar com dor de cabeça, vômitos, evoluindo para crise epiléptica, alteração de marcha e dificuldade de movimentar um lado do corpo, alteração da sensibilidade ou da linguagem.

Tratamento:

As decisões sobre qual tipo de terapia será utilizada é muito individualizada, podendo necessitar de cirurgia associado a radioterapia, porém outras lesões podem ser tratadas com radioterapia ou quimioterapia.

Como se prevenir

O autocuidado e à prática de exercícios físicos podem contribuir na prevenção, segundo o oncologista Luis Eugênio, do grupo Oncoclínicas:

“Primeiramente, sempre viva bem. Estado físico e mental. Pratique atividades físicas, boa alimentação, bom sono e alimente-se bem. Fique atento a sintomas como dor de cabeça, diferente das usuais e que não melhoram com analgésicos. Sintomas como formigamento contínuos e alterações de memória frequentes podem ser o primeiro alerta de tumores cerebrais, principalmente em idosos”.

Causas:

As causas dos tumores cerebrais ainda são desconhecidas.





Copyright © 2020 | Fofochicanco.com