Entretenimento
César Tralli repercute falecimento de famoso na Globo: ‘ele morreu ontem’

César Tralli começou a semana no Jornal Hoje levando ao ar uma triste notícia que já havia repercutido no fim de semana. Na edição do JH desta segunda-feira (15), Tralli “A América Latina perdeu um de seus maiores escritores neste fim de semana, Mario Vargas Llosa”, disse o apresentador. “Ele morreu ontem”, afirmou Tralli.
Mario Vargas Llosa, escritor peruano e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu em Lima, capital do Peru. A informação foi confirmada por seu filho Álvaro Llosa, que não divulgou a causa da morte. O autor tinha 88 anos e deixou um legado inestimável para a literatura mundial.
Vida de Mario Vargas Llosa
Nascido em Arequipa, no sul do Peru, em 1936, Vargas Llosa passou parte da infância na Bolívia, sendo criado pela mãe e pelos avós maternos. Mais tarde, retornou ao Peru, onde ingressou na Academia Militar de Lima. Ainda jovem, dedicou-se à literatura e ao jornalismo, áreas nas quais alcançaria projeção internacional.
Na década de 1950, mudou-se para Paris, onde trabalhou como tradutor, professor de espanhol e jornalista para a Agence France-Presse. Foi também nesse período que viveu um polêmico relacionamento com sua tia Julia Urquidi, com quem se casou. O relacionamento inspirou uma de suas obras mais conhecidas, “Tia Julia e o Escrevinhador”.
Após o divórcio, casou-se com sua prima-irmã Patricia Llosa, sobrinha de sua ex-esposa. Com ela teve três filhos e construiu uma sólida relação que durou cinco décadas. A vida pessoal de Vargas Llosa frequentemente foi pauta na imprensa, mas sua obra literária sempre falou mais alto, conquistando admiradores em todo o mundo.
Obra de Vargas Llosa
Além de romancista, Vargas Llosa foi também ensaísta e político, tendo se candidatado à presidência do Peru em 1990. Entre suas obras mais conhecidas estão “A Casa Verde”, “Conversa na Catedral” e “Travessuras da Menina Má”. Sua morte encerra um capítulo da literatura latino-americana que atravessou gerações e fronteiras.
