Curiosidades
Confira quais alimentos comuns nos supermercados que são vilões para o inchaço
Na lista, estão alguns dos alimentos muito utilizados pela população em geral.
Muitas pessoas se dedicam fielmente ao treino e dieta, mas em alguns casos não conseguem entender o verdadeiro motivo de estarem constantemente com a barriga inchada.
Vale ressaltar que existem casos que precisam de acompanhamento clínico como os casos de intolerância, síndrome do intestino irritável ou doença do refluxo. Mas se este não for seu caso, fique atento a lista de alguns alimentos que podem ser os causadores disso.
A colunista Thaiz Brito, do Metrópoles deixou uma lista de alimentos que estão sempre na lista do consumidor. Estes na realidade podem ter uma ligação direta com o inchaço.
“Alguns alimentos saudáveis, a exemplo de feijões, laticínios, cebola, alho, couve, maçã e repolho, fazem parte do grupo de alimentos fermentáveis, ou seja, que sofrem metabolização pela microbiota intestinal, resultando em uma maior produção de gases”, explica.
E não para por aí, a profissional também explicou que alguns desses alimentos são de um grupo ”especial” de carboidratos denominados FODMAP, que tem uma absorção mais lentos no intestino delgado devido tamanho reduzido na sua cadeia.
Para melhor exemplificar a lista, confira por cada grupo. Dos vegetais crucíferos estão na lista o repolho, o brócolis e a couve. O próximo grupo é das leguminosas e nelas estão incluídos ervilha, feijão e lentilha.
Seguindo para o grupo das frutas, estão as maçãs e melancia. Entre os laticínios, estão os alimentos derivados do leite. A lista também traz um alerta para a quantidade de sal na comida. Para melhor esclarecimentos sobre a alimentação, não deixe de procurar um médico capacitado.