Famosos
É isso que acontece com o Padre Fábio de Melo caso ele venha a renunciar o sacerdócio

Conforme relato do Padre Fábio de Melo, na semana passada ele esteve envolvido em um incidente em uma cafeteria em Joinville (SC) que resultou na demissão de um funcionário. A situação teve início quando o gerente da cafeteria se recusou a vender dois potes de doce de leite pelo preço anunciado na vitrine.
“Ele veio e falou alto, pra todo mundo ouvir: ‘O preço é este. Quem quiser levar, que leve, não posso mudar no meu sistema’”, teria falado o rapaz. O gerente Jair Rosa foi demitido da empresa após o incidente ganhar grande repercussão na mídia.
Críticas ao Padre Fábio de Melo
Atualmente, o padre Fábio de Melo enfrenta severas críticas nas redes sociais, o que o levou a expressar seu desânimo, afirmando estar ‘a um passo de desistir’. Cansado das mensagens de ódio, o também cantor sente-se ‘sob a mira da mais assertiva armadilha que o Diabo criou: o mundo virtual’. No entanto, o que ocorreria caso Fábio de Melo decidisse renunciar ao sacerdócio?
Padre Fábio de Melo poderia até se casar
Se Fábio de Melo decidir deixar o sacerdócio, ele precisará primeiro solicitar sua dispensa no Tribunal Diocesano, um processo que se estende até o Vaticano. Lá, o religioso é obrigado a assinar uma carta de desligamento e recebe um certificado de dispensa emitido diretamente pelo Papa. É este documento que o autoriza a se casar, caso deseje.
Apesar da dispensa e da perda do estado clerical, a Igreja Católica permite que padres desligados continuem envolvidos em atividades não-sacerdotais. Eles podem, por exemplo, auxiliar em instituições da igreja, ministrar aulas de teologia e desempenhar outras funções religiosas. Padres que não estão mais atuantes também são incentivados a realizar serviços que beneficiem a sociedade, como trabalhos de caridade.
