Famosos
Justiça condena influenciadora por calúnia contra ex-BBB Antônio Rafaski

A influenciadora digital e youtuber Vitória Castro, mais conhecida como Vee Castro, foi condenada pela Justiça a 1 ano e 6 meses de detenção por crime de calúnia contra o ex-BBB Antônio Rafaski. A decisão foi tornada pública na última quinta-feira (17) e confirmada à revista Quem pelo advogado do ex-participante do Big Brother Brasil.
O caso teve origem em 2019, quando Vee publicou um vídeo em seu canal do YouTube alegando que Rafaski teria cometido estupro durante uma viagem em um cruzeiro. A denúncia repercutiu fortemente nas redes sociais na época e provocou indignação entre os fãs do reality show.


Contudo, após análise judicial, o tribunal concluiu que a acusação carecia de provas e configurava crime de calúnia. Com isso, a pena privativa de liberdade foi substituída por sanções alternativas, como prestação de serviços à comunidade e o pagamento de uma multa equivalente a 30 dias-multa, conforme a legislação penal brasileira.
O que agravou
Um fator determinante para o agravamento da pena foi o meio utilizado para divulgar a acusação. Por ter ocorrido em ambiente digital e ter atingido grande audiência, o tribunal aplicou o que determina o artigo 141, §2º do Código Penal, que estabelece o aumento da punição quando o crime é cometido “na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite sua divulgação”, como no caso das redes sociais e plataformas como o YouTube.
