Famosos
Luana Piovani diz o que vai fazer sobre rapaz baleado por delegado

A atriz Luana Piovani utilizou sua conta no Instagram neste sábado (17/5) para compartilhar sua posição a respeito do incidente envolvendo Emanuel Pedro Apory, residente de Fernando de Noronha. O jovem teve uma das pernas afetada após ser atingido por um disparo efetuado pelo delegado Luiz Alberto Braga de Queiroz durante uma confraternização. Luana mencionou ter tomado conhecimento da notícia anteriormente, mas a rotina familiar a impediu de dedicar a devida atenção ao ocorrido. Após revisitar o assunto, ela usou a plataforma para expressar seus sentimentos.
Em um vídeo onde aparece emocionada, a artista comentou a confirmação da necessidade de amputação da perna de Emanuel, afirmando que “O Emanuel, que é o jovem de Noronha que tomou o tiro do delegado, realmente vai amputar a perna”. Ela prosseguiu refletindo sobre a recorrência de situações onde, em sua percepção, membros de forças de segurança, sejam da polícia civil ou militar, “abusando do poder de ter uma arma na cintura contra a população”.
A situação do jovem
Luana Piovani destacou a idade e a rotina de trabalho de Emanuel, informando que “O rapaz tem 25 anos, trabalha na praia de sol a sol para poder sobreviver nessa ilha, que trata os ilhéus e as pessoas como se a gente estivesse em San Bartolomé, como se fossem todos bilionários”. Ela acrescentou que o jovem tinha o hábito de praticar exercícios físicos e agora enfrentará a amputação de um membro. A atriz questionou a responsabilidade pelo custeio da prótese necessária, indagando: “Aí eu pergunto, quem que vai pagar? Porque esse menino precisa de uma prótese. A Raquel Lira, governadora? Ou, sei lá, o dirigente da polícia do estado de Pernambuco? Ou ninguém vai fazer nada? Que é uma coisa que acontece muito aí no Brasil. Vai ficar por isso mesmo”.
Compromisso com a ajuda
Luana Piovani indicou que acompanhará a postura do governo em relação ao caso e manifestou sua intenção de custear a prótese caso o suporte oficial não se concretize. Ela expressou seu pesar por Emanuel e sua família, declarando: “Eu lamento o Emanuel, família toda do Emanuel. Vou incentivar aqui nós cobrarmos das pessoas que têm poder no estado de Pernambuco o já oferecimento dessa perna, dessa prótese para o Emanuel”. Em seguida, ela firmou seu compromisso, afirmando que “Mas se por acaso não tiver nenhum desgraçado com o mínimo de vergonha e empatia na cara, eu mesma comprarei e darei para o Emanuel, para minimizar o que o Estado, o que o país Brasil, fez com esse jovem”.
Para finalizar, a atriz direcionou críticas à gestão de Fernando de Noronha, argumentando que, por ser uma localidade com poucos habitantes e alta receita turística, deveria ser um exemplo de sociedade. Ela concluiu que “Com certeza Fernando de Noronha está de luto, não só pelo que aconteceu com o Emanuel, mas como finaliza essa história. O menino vai ter a perna amputada”.
