Famosos
Lula comenta esquema de fraude no INSS em pronunciamento nacional

Presidente abordou tema polêmica.
Na próxima quinta-feira (01/05), se comemora o Dia do Trabalhador. Nesta quarta, em celebração da data, o presidente da República se manifestou em pronunciamento oficial.
Durante o pronunciamento, Lula falou sobre tópicos pertinentes a data mas também abordou um dos principais assuntos dos últimos dias: o escândalo de fraude no INSS. Os crimes tiveram início em 2019, mas só começaram a ser investigados em 2023.
Lula defendeu a investigação sobre o caso e também afirmou que vai determinar o ressarcimento de todo o dinheiro que foi desviado pelas associações de forma ilegal.
“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, afirmou Lula.
Durante o comunicado, Lula também afirmou que foi durante o seu governo que o esquema foi investigado. As fraudes, segundo as investigações, tiveram início em 2019, ainda durante o governo anterior.
“Na última semana, o nosso governo, por meio da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas, que vinha operando desde 2019”, afirmou.
De acordo com as investigações, a fraude pode ter desviado mais de R$6 bilhões de contas de pensionistas. Os valores eram descontados de forma irregular das contas das vítimas.
Pronunciamento: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora pic.twitter.com/85sUY94nKR
— Lula (@LulaOficial) April 30, 2025
Também no pronunciamento, o presidente falou sobre o debate que vem ganhando força sobre a escala de trabalho 6×1. Ao longo dos últimos meses, o tema ganhou espaço e virou debate público.
Lula se comprometeu a tratar o assunto e estudar maneiras de alterar a escala – na qual o trabalhador dedica 6 dias de trabalho na semana, para apenas um dia de folga. O debate gira em torno do direito do trabalhador a vida para além do trabalho.
