Connect with us

Notícias

Quem é o garoto de 10 anos que se tornou a imagem da fome em Gaza – VÍDEO viraliza e comove o mundo

Quem e o garoto de 10 anos que se tornou

Milhares de pessoas estão sobrevivendo em condições sub-humanas.

Continua depois da publicidade

Desenhar o contorno do crânio por baixo da face do jovem de Gaza é uma tarefa simples, a pele pálida envolvendo cada curva óssea e afundando em cada cavidade. Seu queixo se destaca de forma alarmante, sua existência reduzida a pouco mais que uma máscara delicada à beira da morte iminente.

Em uma sequência de imagens jornalísticas do garoto, Yazan Kafarneh, capturadas com autorização de sua família enquanto ele lutava pela vida, seus olhos, adornados por longos cílios, fitavam o vazio.

Aos 10 anos de idade, nas fotografias de seus últimos dias em uma clínica no sul de Gaza, ele aparentava ser pequeno para sua idade e, ao mesmo tempo, envelhecido. Nesta última segunda-feira (4) Yazan sucumbiu. Essas imagens o transformaram no símbolo da fome em Gaza.

Continua depois da publicidade

De acordo com os agentes da ONU (Organização das Nações Unidas) e grupos de ajuda, a desnutrição vai se tornar a maior chaga desta guerra que já dura cinco meses. O embate entre Israel e o Hamas que provocou o cerco de Gaza está deixando centenas de milhares de palestinos a beira do abismo da fome.

Durante várias semanas praticamente não chegou nenhum tipo de ajuda humanitária, isso ocorreu após as principais agências da ONU optarem por suspender as operações, por causa do roubo de carga em massa pelo habitantes esfomeados que se aglomeram na região norte de Gaza.

Autoridades de saúde em Gaza relatam que pelo menos vinte crianças palestinas perderam suas vidas devido à desnutrição e desidratação. Além de Yazan, cuja condição exigia medicamentos em escassez na região.

Ainda segundo as autoridades, muitos daqueles que faleceram enfrentavam enfermidades adicionais que aumentavam ainda mais o risco para suas vidas, conforme declarado pelas autoridades de saúde.

Obter uma quantidade suficiente de alimentos já representava um desafio para numerosos residentes na sitiada Faixa de Gaza antes do conflito. A população de Gaza sempre enfrentou muitas dificuldades em relação a habitação, alimentação e acesso a saúde.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Hassan aslih (@hassan_eslaih)

De acordo com a ONU, estima-se que 1,2 milhão de habitantes locais necessitavam de auxílio alimentar, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que cerca de 0,8% das crianças menores de 5 anos em Gaza sofriam de desnutrição aguda.

Continua depois da publicidade

Copyright © 2020 | Fofochicanco.com