Nesta segunda-feira (20/05), informações preocupantes sobre o estado de Santa Catarina foram confirmadas. Segundo as informações, oito municípios do estado já decretaram estado de emergência.
O estado esta sendo castigado por fortes chuvas, desde o fim de semana. Ao longo dos últimos dias, o estado tem visto a situação de crise se agravar, conforme o volume de água se intensifica.
Segundo o último balanço liberado pelas autoridades, o número de desalojados ou desabrigados já passava de 980. Oito municípios do estado já decretaram situação de emergência, são eles:
- Rio do Sul
- Araranguá
- Maracajá
- Jacinto Machado
- Balneário Gaivota
- São João do Sul
- Sombrio
- Passo de Torres
Ainda segundo as informações, o município de Rio do Sul foi o mais afetado pelas chuvas. Apenas o município reúne 483 das quase mil vítimas. O último sábado (18/05) registrou recorde de volume de chuvas, sendo o dia mais chuvoso dos últimos 8 anos.
Embora apenas 8 municípios tenham declarado situação de emergência, ao todo foram 24 municípios até agora que registraram ocorrências em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado.
A situação ainda pode piorar! Segundo previsão meteorológica, existe chance de novas pancadas de chuva a partir de quinta-feira (23/05). A semana começou com sol em boa parte do estado, mas a previsão é de chuva.
O grande temor é de que o estado enfrente uma situação semelhante ao que acontece no Rio Grande do Sul, onde dezenas de municípios se encontram em situação de caos absoluto.