Connect with us
Continua depois da publicidade
Publicidade - OTZAds

Famosos

Sintomas e prevenção do adenocarcinoma de intestino, câncer diagnosticado em Preta Gil

Sintomas e prevencao do adenocarcinoma de intestino cancer diagnosticado em

A cantora Preta Gil revelou através do seu Instagram, na última terça-feira (10), que recebeu o diagnóstico de adenocarcinoma na porção final do intestino. Isto é, câncer no intestino – o mesmo diagnosticado em Simony. Preta, de 48 anos, descobriu a doença após sentir desconfortos e precisar de internação no Rio de Janeiro, no último dia 5.

“Estive nos últimos seis dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante”, escreveu na publicação.

Exame de colonoscopia é um aliado para prevenção e diagnóstico:

A principal forma de diagnóstico e prevenção é através do exame de colonoscopia. O procedimento consiste na introdução de um tubinho flexível com uma câmera na ponta no intestino. Essa câmera faz imagens que revelam se há presença de possíveis alterações, permitindo, inclusive, remoção de pólipos e biópsias de lesões suspeitas. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda iniciar o rastreio do câncer de cólon e reto da população adulta de risco habitual na faixa etária de 50 anos. No entanto, muitos países já reduziram essa para 45 anos.

Sintomas do câncer no intestino

O câncer colorretal, ou câncer no intestino, pode ser uma doença silenciosa e não causar sintomas imediatos. Mas, quando presentes, podem incluir:

  • Alteração nos hábitos intestinais, como diarreia, constipação ou estreitamento das fezes, que perdura por alguns dias;
  • Mesmo após a evacuação, não há sensação de alívio, parecendo que nem todo conteúdo fecal foi eliminado (sintoma especialmente sugestivo nos casos de câncer de reto);
  • Sangramento retal (o sangue costuma ser bem vermelho e brilhante);
  • Presença de sangue nas fezes, tornando a sua coloração marrom escuro ou preta;
  • Cólica ou dor abdominal;
  • Sensação de fadiga e fraqueza.

Fonte: G1





b640f6b41495699f53b590546e1ab642?s=80&d=mm&r=g