Famosos
‘Tenho agonia com o toque’: influenciadora Shantal Verdelho comenta suspeita de ter um transtorno psicológico

Shantal Verdelho chamou recentemente a atenção de seus seguidores ao abordar publicamente em suas plataformas digitais a hipótese de ser neurodivergente. Em uma série de publicações nos stories do Instagram, a influenciadora revelou ter marcado uma consulta médica para investigar a possibilidade de ter alguma condição neurológica, citando o autismo como exemplo, que pode se apresentar em variados graus de intensidade.
“Desde quando comecei a existir na internet, vários profissionais já me mandaram mensagem, várias pessoas, falaram: ‘Você nunca foi pesquisar se não é neurodivergente, não tem autismo em algum grau?’”, começou a influenciadora.
Convivência social motivou busca por respostas
Shantal revelou que, embora o assunto nunca tenha sido uma prioridade pessoal, sua decisão de investigar a possibilidade de ser neurodivergente também foi motivada por considerar o impacto em seu convívio social. Ela explicou que, com o passar do tempo, percebeu que uma eventual condição neurodivergente poderia ser importante para que as pessoas próximas a ela compreendessem certas dinâmicas da convivência.
A influenciadora, mãe de três crianças (Filippo, de seis anos; Domenica, de dois; e Pippo, com quase um ano), contou que começou a reconsiderar suas próprias atitudes a partir de episódios vivenciados em família. Ela mencionou, por exemplo, um diálogo com sua irmã, na qual foi apontada como distante. Segundo Shantal, a irmã teria expressado a sensação de não se sentir amada, mencionando a falta de abraços como uma demonstração comum de afeto que ela não costuma praticar.
Desconforto com toques e abraços é recorrente
Shantal, na sequência, compartilhou que não se sente à vontade com determinadas demonstrações de afeto físico: “Tenho agonia com o toque, com o abraço, várias vezes, eu faço por questões sociais, porque eu sei que, naquele momento, cabe um abraço”.
