Entretenimento
Vídeo – César Tralli e Renata fazem abertura histórica no JN com acusações contra Moraes
O Jornal Nacional teve uma edição marcada por novas revelações sobre o caso envolvendo o Banco Master nesta terça-feira (1º). Logo depois do tradicional cumprimento aos telespectadores, os apresentadores Renata Vasconcellos e Tralli destacaram, na escalada do telejornal, informações relacionadas às investigações que envolvem o banqueiro Daniel Vorcaro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o andamento das apurações determinadas pelo ministro André Mendonça. O assunto ocupou posição de destaque na abertura do programa.
A edição informou que novas investigações sobre o caso foram tornadas públicas por André Mendonça. Entre os principais pontos apresentados estava a existência de 52 mensagens enviadas por Daniel Vorcaro a Alexandre de Moraes. Segundo o Jornal Nacional, as conversas mostram que, durante 13 dias, o banqueiro teria pedido ao ministro que atuasse para impedir o avanço das apurações. O conteúdo também envolveria referências ao diretor-geral da Polícia Federal e ao procurador-geral da República.
Escalada de notícias do Jornal Nacional
Outro destaque da escalada foi uma conversa ocorrida dois dias antes da prisão de Vorcaro. “Dois dias antes de ser preso, o dono do Master pergunta a Moraes se deveria deixar o Brasil”, disse Tralli. “Um dia antes da prisão Vorcaro propõe um encontro com o ministro”, afirmou Renata. As mensagens passaram a integrar o conjunto de informações analisadas no caso e foram apresentadas pelo Jornal Nacional como parte das novas revelações da investigação.
QUE ABERTURA DO JORNAL NACIONAL pic.twitter.com/JTfDi3sK5S
— hayy
(@hbb1701)
Contrato de R$ 130 milhões
O telejornal também levou ao ar informações sobre um contrato de R$ 130 milhões relacionado ao escritório de advocacia da mulher de Alexandre de Moraes. Segundo a escalada, as mensagens analisadas pela investigação indicariam que Moraes teria editado o documento. O tema se soma às informações já divulgadas sobre os contratos de honorários entre empresas ligadas a Vorcaro e o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, de Viviane Barci de Moraes.
No encerramento da escalada, Renata Vasconcellos informou que a Procuradoria-Geral da República havia se manifestado sobre a investigação conduzida por André Mendonça. O procurador-geral Paulo Gonet pediu a nulidade do relatório da Polícia Federal que aprofundou referências a Moraes. A manifestação acrescentou um novo capítulo à disputa em torno das investigações do caso Master, que passaram a envolver diferentes autoridades do Judiciário e órgãos responsáveis pela apuração. O Jornal Nacional abriu a edição com o assunto antes de apresentar as demais notícias do dia.
(@hbb1701)