Entretenimento
Vídeo: William Bonner explica no Jornal Nacional a decisão da Globo em adiar noite histórica

A noite da última segunda-feira (21), estava marcada para ser histórica no Jornal Nacional, com a estreia de uma série especial em comemoração aos 60 anos da Globo. No entanto, o que era para ser uma celebração ganhou um tom solene e respeitoso com o falecimento do papa Francisco (1936-2025), fato que mudou completamente os rumos do telejornal.
O programa desta segunda foi quase integralmente dedicado à trajetória do pontífice, que faleceu deixando uma marca profunda na Igreja Católica e na história contemporânea. Em meio à edição, o âncora surgiu com uma expressão séria para anunciar o adiamento da homenagem que estava planejada em segredo.
“A matéria-prima do jornalismo são os fatos. E fatos, muito frequentemente, são imprevisíveis. Mas existem alguns casos em que é possível saber que um fato vai ocorrer“, iniciou Bonner. Em seguida, como exemplo, ele citou uma posse presidencial, que tem data marcada com antecedência.
Bonner ressaltou o empenho de toda equipe do JN
A série, que contaria com reportagens especiais sobre o impacto da emissora na vida dos brasileiros ao longo de seis décadas, foi adiada para terça-feira (22). Bonner detalhou o empenho da equipe para preparar esse momento, mas reiterou que a relevância da morte do papa exigiu uma mudança de planos.
“Aqui na Globo, uma força-tarefa passou meses planejando como o Jornal Nacional iria celebrar a semana do aniversário de 60 anos da Globo e dessa conexão com os brasileiros“, explicou. Em seguida, o âncora disse que com a morte do papa Francisco, os planos precisaram ser adiados.
Homenagem será na noite desta terça-feira (22)
Ao final do anúncio, Bonner reforçou que a homenagem à trajetória da Globo não foi cancelada, apenas postergada. “Então, fica transferida para amanhã a estreia do projeto que nós preparamos em sua homenagem e em agradecimento a milhões de famílias que há 60 anos têm prestigiado o Jornalismo da Globo“, concluiu, sem antecipar detalhes do que será exibido na nova data.
A expectativa para o conteúdo da série especial segue alta. No início do mês, durante um evento no Rio de Janeiro, o próprio Bonner já havia provocado a curiosidade do público ao mencionar que o Jornal Nacional teria uma participação inédita na comemoração dos 60 anos da Globo.
