Curiosidades
Você não vai acreditar na origem do famoso pastel que se tornou popular em lanchonetes chinesas
Já provou esse lanche? Faz deia de onde ele surgiu?
Você provavelmente conhece o famoso pastel frito, não é mesmo? Um dos lanches mais populares do Brasil, muitas vezes servido com caldo de cana, o pastel é extremamente popular em todo o país.
Muito popular em estabelecimentos chineses, as famosas “pastelarias”, o pastel se tornou uma realidade no cotidiano do brasileiro. No entanto, você sabe qual a origem deste lanche tão popular?
Provavelmente a maioria das pessoas acredita que a origem do pastel tenha relação justamente com a imigração chinesa no Brasil. No entanto, a história é um pouco diferente do que se imagina.
O pastel, como conhecemos no Brasil, tem origem lá atrás, por volta da década de 40. Trata-se de uma massa frita, criada com inspiração em massas asiáticas. No entanto, existe uma teoria de que não foram os chineses, mas sim os japoneses.
A massa foi criada a partir da massa base usada para produção dos bolinhos primavera e guiozas, também presente na culinária chinesa. A adaptação se deu principalmente pela falta dos ingredientes originais.
Segundo dados feitos por levantamentos sobre a receita, sua origem se deu em Santos, no litoral de São Paulo. A informação faz sentido especialmente porque São Paulo abriga a maior colônia japonesa do Brasil.
A relação entre Japão e Brasil é muito longa. A maior colônia japonesa fora do território japonês esta localizada justamente no Brasil. Segundo algumas informações, muitos japoneses naquele período abriram pastelarias.
O intuito desse movimento teria sido o de se “passar” por chineses para driblar o preconceito sofrido em razão da Segunda Guerra Mundial. E, neste ponto, surge uma segunda teoria sobre a origem do pastel.
Isso porque existe uma linha de pesquisa que defende que os chineses já comercializavam pastel no Brasil desde 1890, mas de forma menos chamativa e que os japoneses, na verdade, teriam apenas se apropriado da receita.