Famosos
Cantor Rick: caixa-preta de aeronave ajudará a responder à pergunta mais importante da investigação
A investigação sobre a queda do helicóptero que matou o cantor Rick Sollo, da dupla Rick & Renner, avançou após a localização do gravador de voz da cabine da aeronave. O equipamento foi encontrado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na região de Urubici, em Santa Catarina, onde o helicóptero caiu na segunda-feira (21). Cinco pessoas estavam a bordo e nenhuma sobreviveu ao acidente.
O dispositivo, conhecido tecnicamente como Cockpit Voice Recorder (CVR), será encaminhado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), do Cenipa, em Brasília. O equipamento registra as comunicações e os sons produzidos dentro da cabine, incluindo conversas entre os tripulantes, contatos com órgãos de controle de tráfego aéreo, alarmes e ruídos que podem contribuir para a reconstrução dos acontecimentos antes da queda. A caixa-preta será fundamental para responder uma pergunta: o que causou a queda do helicóptero?
Etapa inicial das investigações
A recuperação do equipamento encerra a etapa inicial dos trabalhos realizados no local do acidente. Segundo a FAB, os investigadores fizeram a coleta de evidências e partes da aeronave consideradas necessárias para a apuração, além de verificarem os danos e reunirem informações relacionadas à ocorrência. Os demais destroços foram posteriormente liberados para as autoridades policiais, enquanto a responsabilidade pela remoção completa ficou com o operador do helicóptero.
Com o encerramento da fase de campo, o Cenipa inicia agora a análise dos dados reunidos. A investigação deverá considerar as características do voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, além de incluir exames detalhados de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura. O objetivo é reunir informações que permitam compreender a sequência de acontecimentos que levou à queda da aeronave, sem antecipar conclusões sobre a causa do acidente.
Mortes na queda da aeronave
Além de Rick Sollo, morreram no acidente o empresário e palestrante Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares, o piloto Antônio Roberto Nóbrega de Araújo e o copiloto Leopoldo Barros Teixeira. O helicóptero, de matrícula PP-MGR, havia desaparecido durante um voo com origem em uma região próxima a Camboriú e destino a São Joaquim. A aeronave foi encontrada na terça-feira (22), e a investigação técnica continuará após a coleta realizada no local.