Notícias
conheça sintomas da forma mais grave da doença

A dengue hemorrágica causa centenas de mortes todos os anos.
Em todo começo de ano, os estados brasileiros sofrem um pico de dengue. Esses picos acontecem justamente pelo clima que acontece nesse período do ano, de verão, em que os mosquitos que transmitem o vírus se proliferam.
A dengue, em geral, não é uma doença tão grave. Apesar de se manifestar com sintomas bastante desagradáveis, a infecção costuma se resolver sozinha, com prescrição de repouso e ingestão de líquido aos pacientes.
No entanto, algumas formas da doença podem ser muito graves e até mortais. A dengue hemorrágica, por exemplo, é uma das manifestações mais agravadas da doença e, anualmente, causa centenas de mortes.
A dengue hemorrágica não é necessariamente uma variante do vírus, mas uma manifestação da doença, que muitas vezes acontece pela própria interação do vírus com o organismo.
Nessa forma da doença, os glóbulos vermelhos são afetados e o paciente deixa de conseguir coagular o sangue. Por isso, o paciente se torna mais sujeito a hemorragias, o que da o nome à doença.
“Por isso, as pessoas que já tiveram dengue no passado podem apresentar sintomas mais severos. Quanto mais vírus circulando, maior o perigo. Além disso, estamos diante de formas do vírus, como o sorotipo 3, que há 15 anos não circulavam tanto como agora. O risco de crescimento contínuo do número de casos nos próximos meses é real”, esclarece o dr. David Uip.
A dengue hemorrágica apresenta os mesmos sintomas das demais formas da doença, com a adição de outros:
- dor no corpo e atrás dos olhos;
- fraqueza e mal-estar geral;
- falta de apetite;
- manchas vermelhas pelo corpo;
No caso da dengue hemorrágica, é importante estar atento a sangramentos no corpo, especialmente pele e gengivas. Outro sinal também é a presença constante de dor abdominal.
