Entretenimento
Crise de audiência em Vale Tudo: TV Globo aposta alto com 5 personagens ganhando mudanças radicais no visual

A nova versão de Vale Tudo, trará mudanças expressivas nos figurinos de cinco personagens principais. A figurinista Marie Salles revelou que as transformações visuais acompanham diretamente a evolução narrativa de Maria de Fátima (Bella Campos), Leila (Carolina Dieckmann), César (Cauã Reymond), Aldeíde (Karine Teles) e Raquel (Taís Araujo), assim como na versão original, de 1988.
Marie explica que a atualização dos trajes reflete o crescimento de cada personagem ao longo da trama. Maria de Fátima, vivida por Bella Campos, é retratada como uma influenciadora digital alinhada às tendências atuais. “Ela tem 23 anos e se veste como uma jovem da geração Z”, comenta a figurinista. No início da novela, Fátima aposta em looks ousados e chamativos, mas, após se casar com Afonso (Humberto Carrão), adota um estilo mais refinado, espelhando sua nova condição financeira e social.
Evolução de estilo e identidade
Leila também passa por uma mudança marcante após o casamento com Marco Aurélio (Alexandre Nero), trocando o estilo despojado por roupas mais sofisticadas. César, por sua vez, deixa de lado o visual de sedutor rebelde, abandonando camisetas de bandas para se transformar em um executivo da TCA, graças a uma negociação feita por Fátima, que garantiu a ele uma vaga na empresa em troca da devolução de dólares.
Entre as mudanças mais simbólicas está a de Raquel, que evolui de uma mulher batalhadora para uma empresária bem-sucedida no ramo da gastronomia. Seu figurino passará a transmitir maior elegância e força. Já Aldeíde permanecerá fiel ao seu estilo monocromático, mesmo após uma grande mudança pessoal: o casamento com Laudelino (Herson Capri) e a mudança para Portugal.
Moda como reflexo da nova realidade
De acordo com Marie Salles, o figurino é uma ferramenta essencial para refletir as transformações internas dos personagens e também o Brasil contemporâneo. A proposta estética foi pensada para representar fielmente como diferentes gerações se vestem em 2025. A nova adaptação de Vale Tudo tem autoria de Manuela Dias e direção artística de Paulo Silvestrini, oferecendo uma releitura moderna de um clássico inesquecível.
