Famosos
Especialista explica método utilizado por Brunna e Ludmilla para engravidar
A cantora Ludmilla e a dançarina Brunna Gonçalves anunciaram que estão à espera do primeiro filho. O processo para Brunna engravidar começou no ano passado, após o casal escolher passar por uma fertilização in vitro (FiV). O Portal LeoDias procurou o Dr. Renato Fraietta, especialista em Reprodução Humana, para entender como o procedimento é feito.
Segundo o médico, que é diretor da CPMR – Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva e coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana da Unifesp, a inseminação pode ser realizada de duas formas: “Na primeira, a mulher que gesta é a mesma que fornece os óvulos. Uma delas faz estimulação ovariana, coleta os óvulos, fertiliza com sêmen de doador e transfere os embriões para seu próprio útero. Na segunda possibilidade, uma delas estimula os ovários, coleta os óvulos, fertiliza com sêmen de doador e os embriões são transferidos para o útero da outra mulher previamente preparado para receber o embrião”, esclarece.
Veja as fotos
Leia Também

“Brigaram com a gente porque somos a família da Ludmilla”, acusa Silvana

“Não foi como eu sonhava”, diz Ludmilla, ao vivo, sobre show no Rock in Rio

Brunna Gonçalves dá socos na barriga para provar que não está grávida

Brunna Gonçalves faz últimos exames para próxima fase de fertilização
Após avaliação do casal, as fases de tratamento são: estimulação ovariana, coleta dos óvulos, fertilização, desenvolvimento embrionário com transferência do embrião para o útero (com preparo de endométrio) ou congelamento.
Renato Fraietta ressalta que após a fase de exames e com o processo iniciado, não demora muito para saber se a gravidez vingou ou não: “Normalmente, um a 2 ciclos menstruais, com chances de sucesso de mais de 50%”, afirma o especialista.
Para passar por esse procedimento, é preciso se preparar financeiramente, já que investimento pode ser considerado alto: “É relativamente caro, digamos de 30 a 50 mil reais, a depender da clínica, não coberto por plano de saúde”, avalia o profissional de em Reprodução Humana.
Para finalizar Fraietta revela se é possível que os futuros papais escolham o sexo do bebê: “No Brasil, não pode escolher sexo, a não ser que seja para afastar alguma doença ligada ao sexo. Pode-se escolher, no caso de banco de sêmen, amostra anônima do doador com características físicas conhecidas como raça, cor do olho, cor da pele, cor do cabelo, tipo sanguíneo”, conclui.