Fim de ano é a época perfeita para a renovação dos planos, de esperança, de festa e muita alegria. As datas comemorativas trazem com elas muitas confraternizações.
Você se sente deslocado por não se animar para o fim de ano? Essa sensação pode ser explicada por um especialista que fala sobre a chamada ”dezembrite”. Que é quando alguém se sente completamente fora do ritmo de fim de ano.
“A síndrome de fim de ano, ou a dezembrite, é um diagnóstico popular que não é formalmente codificado pela psiquiatria nem pela psicologia, mas é uma forma simples de nomearmos um sofrimento recorrente, que afeta várias famílias nesse período do ano”.
A explicação é do psicanalista Christian Dunker, professor de psicologia da USP. Apesar de não ser oficialmente ditado, é sentido por muitas pessoas que não tiveram o sucesso esperado durante o ano ou passou por alguma situação desagradável marcante.
A origem destes sentimentos pode estar ligada a passagem de ano. Que é popularmente marcada por algumas mudanças, novas expectativas e lidar com um possível novo cenário.
Para algumas pessoas, também pode estar associado aos encontros promovidos principalmente no natal. As reuniões de família podem ser motivo de trazer à tona alguns sentimentos desgastantes.
Outra associação que pode ter ligação são as recordações. Estas podem vir de alguns desses encontros ou até mesmo estando só. Animado ou não, se necessário, não hesite em procurar por ajuda profissional para te auxiliar a passar por esse período.